Gestão empresarial: o que é, importância e como aplicar

17/06/2024
gestão empresarial

Um empreendimento, seja ele do tamanho que for, compreende processos, pessoas e recursos. Logo, falar sobre gestão empresarial é um assunto que interessa a qualquer pessoa que faz parte de uma empresa, independentemente do seu segmento.

Compreender o que é a gestão empresarial, sua importância e como aplicá-la de maneira eficaz são passos fundamentais para garantir a sustentabilidade e o crescimento de um negócio.

Neste artigo, vamos mostrar para você como funciona essa abordagem estruturada, quais são seus tipos e mostrar como a gestão estratégica bem aplicada pode ser um diferencial estratégico e impulsionar o desempenho da sua organização. Acompanhe!

O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial é o conjunto de práticas, processos, estratégias e ferramentas que são utilizadas para dirigir e administrar uma organização de maneira eficaz.

Seu objetivo principal é ajudar a alcançar as metas definidas pela empresa, otimizar os recursos disponíveis, melhorar a produtividade e garantir a sustentabilidade do negócio no longo prazo.

Qual a função da gestão empresarial?

A gestão empresarial desempenha várias funções essenciais em uma empresa relacionadas ao planejamento, organização, direção e controle de atividades e recursos.

Seu objetivo primordial é coordenar todas as atividades e operações empresariais, garantindo o alinhamento entre setores, o bom funcionamento do negócio e cumprimento de seus objetivos estratégicos.

Quais são os tipos de gestão empresarial?

A gestão empresarial pode ser abordada sob diferentes estilos e modelos, cada um com suas características. Conheça os principais a seguir.

Gestão Autocrática

A gestão empresarial autocrática é caracterizada pela centralização do poder e das decisões em uma única pessoa ou um pequeno grupo de líderes. A comunicação é geralmente de cima para baixo, e a participação dos subordinados nas decisões é mínima.

Gestão Democrática

Ao contrário do primeiro modelo, a gestão democrática inclui a participação dos colaboradores no processo de tomada de decisão. As opiniões e sugestões dos funcionários são consideradas, e há um ambiente de colaboração e comunicação aberta.

Gestão Meritocrática

É um modelo de gestão empresarial baseado na valorização do mérito e desempenho dos colaboradores. As promoções, recompensas e reconhecimentos são concedidos de acordo com o desempenho individual e resultados alcançados.

Gestão pela Cadeia de Valor

A gestão pela cadeia de valor envolve a análise e a otimização de todas as atividades que adicionam valor ao produto ou serviço, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega ao cliente final.

O objetivo é maximizar a eficiência, minimizar os custos, identificar e eliminar atividades que não agregam valor.

Gestão pelo Ciclo de Inovação

A gestão pelo ciclo de inovação concentra-se na geração de ideias e implementação de projetos disruptivos e inovadores. É um modelo que promove a cultura de inovação e a adaptação rápida às mudanças do mercado.

Gestão por Resultados

A gestão por resultados está centrada no alcance de metas específicas e mensuráveis. Os objetivos são claramente definidos, e os gestores são responsabilizados pelo cumprimento desses objetivos. Em geral, há um monitoramento e avaliação constante de desempenho, além de recompensas baseadas no alcance de objetivos.

Gestão pelo Ciclo de Deming

Também conhecido como Ciclo PDCA , é um tipo de gestão empresarial com foco iterativo, voltado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. Esse modelo usa como base as etapas do ciclo, que são:

  • Planejar (Plan): identificação de problemas e planejamento de soluções;
  • Executar (Do): implementação das soluções planejadas;
  • Verificar (Check): monitoramento e avaliação dos resultados;
  • Agir (Act): adoção de ações corretivas e ajustes necessários.

Qual a importância de uma boa gestão empresarial?

Fazer uma boa gestão empresarial ajuda a empresa a trilhar um caminho de mais sucesso e garantir vários benefícios. Uma boa gestão empresarial garante que todos os aspectos da organização estejam alinhados com os objetivos e a visão estratégica.

Com isso, há mais coerência nas ações e decisões e clareza de direção para todos os colaboradores. Consequentemente, pode-se fazer um melhor uso dos recursos para alcançar objetivos estratégicos.

Da mesma forma, uma gestão empresarial eficaz otimiza o uso dos recursos, sejam eles humanos, financeiros ou materiais. Isso resulta em maior eficiência operacional, reduzindo desperdícios e custos desnecessários.

Isso sem contar que a gestão empresarial eficaz tende a valorizar e motivar a equipe, criando um ambiente de trabalho positivo e engajador. Como resultado, temos uma provável maior satisfação e retenção de funcionários e melhoria no clima organizacional.

Como aplicar a gestão empresarial na prática?

Confira um guia para ajudar você a aplicar a gestão empresarial de forma eficaz na sua empresa e otimizar recursos, processos e talentos.

Defina a visão, missão e valores

Estabeleça claramente a visão, missão e valores da empresa. Isso cria uma base sólida e um norte para todas as ações e decisões. Para começar, você pode conduzir reuniões ou workshops com líderes e stakeholders para definir a visão e a missão.

Durante os debates, não deixe de garantir que os valores organizacionais escolhidos estejam alinhados com a cultura desejada.

Trace um plano estratégico detalhado

Desenhe metas e objetivos de curto e longo prazo, bem como estratégias, táticas e ações para conquistá-los. Aqui, você pode aplicar a análise SWOT para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

A definição de metas SMART ajuda gestores a criar um plano de ação detalhado com responsáveis e prazos.

Estruture a organização

Defina claramente os papéis e responsabilidades na organização. Crie um organograma e estabeleça uma estrutura organizacional que facilite a comunicação e a colaboração.

Além do organograma, documente processos e procedimentos operacionais para ter mais controle e garantir que exista mais clareza e padronização em toda a operação.

Desenvolva políticas e práticas eficazes de gestão de pessoas

Implemente processos robustos de recrutamento e seleção, considerando habilidades e competências que você deseja para cada cargo. Para sua equipe, tenha programas de treinamento e desenvolvimento contínuo, além de sistemas de avaliação de desempenho e planos de carreira.

Otimize a administração de recursos

Desenvolva um orçamento anual e planos financeiros e não deixe de monitorar o fluxo de caixa e controle de custos rigorosamente. Realize análises financeiras regulares e ajustes conforme necessário.

Invista em ferramentas para monitorar o desempenho organizacional.

Utilize indicadores de desempenho chave para medir o progresso de cada ação e projeto na empresa. Uma boa ideia é implementar metodologias como Ciclo PDCA para estabelecer a melhoria contínua.

Uma possibilidade é também adotar ferramentas e tecnologias de suporte para automatizar processos e ter mais controle e visibilidade, como um ERP (Software de Gestão Empresarial), que integra todas as áreas da empresa, facilitando a gestão de recursos, processos e informações.

Ferramentas de BI (Business Intelligence) também são bem-vindas para gerar análises de dados e dar suporte à tomada de decisão.

Uma boa gestão empresarial é fundamental para otimizar o desempenho organizacional e criar um ambiente de trabalho positivo e motivador, garantindo o crescimento sustentável. Portanto, vale a pena investir em práticas de gestão eficazes para assegurar seu sucesso no longo prazo e ter mais eficiência.

E também vale investir em boas estratégias para definir bem as metas da sua empresa. Saiba mais em nosso ebook exclusivo!

definir desdobrar metas

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

Somos resistentes àquilo que a gente não conhece. E é essa a premissa que nos afasta da oportunidade de conhecer, crescer e

Você não vai ouvir aqui aquela música do Gonzaguinha, mas nós vamos sim falar sobre a beleza de ser sempre um aprendiz. 

Paula recebeu um desafio: assumir uma planta industrial no interior do Brasil e resolver um problema para sua empresa, uma grande multinacional

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Seja você quem for, tenho certeza de que algo mudou em você e em sua forma de trabalhar nos últimos meses. Muito

Ao contrário do que muitos podem pensar, o conceito de agilidade organizacional vai além da mera rapidez na execução de tarefas.  Trata-se

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST